10.23.2010

À Actriz Carla Bolito























A actriz Carla Bolito em palco, prima por um carácter firme e autêntico, com a genialidade dos seus movimentos corporais, desprende-se completamente de si e empresta a sua genialidade ao que se chama arte, com uma voz sem mácula e cristalina, de repente o seu corpo ilumina-se e trasmuta-se numa das várias personagens que esconde dentro de si, eu diria na minha óptica estética de espectador, que a considero uma das melhores actrizes da actualidade portuguesa, a quem Portugal deve estar atento, uma verdadeira fera a representar, quer no cinema, quer no teatro.

Aconselho-vos, que por onde quer, que esta estrela brilhe, é digna dos mais fortes aplausos!


manuel feliciano


Carla Bolito (Moçambique, 1973), é uma actriz portuguesa.

[editar] Carreira
Integrou o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC). Cursou Formação de Actores no Instituto Franco-Português e Instituto de Ficção, Investigação e Criação Teatral (IFICT). Trabalhou como actriz residente no Teatro O Bando sob a direcção de João Brites, Raúl Atalaia e Horácio Manuel. Posteriormente trabalhou com Ana Nave; José Peixoto; Lúcia Sigalho; Paulo Claro e Jorge Silva Melo (Artistas Unidos). Encenou Areena, em parceria com Rafaela Santos, no Centro Cultural de Belém; Teatro-Fantasma, com Cláudio da Silva, no Espaço Negócio da Galeria Zé dos Bois; Transfer, de que é autora (Ed. 101 Noites; 1ª Edição - Fevereiro de 2006).

Trabalhou em dança, tendo participado em coreografias de Olga Roriz e Clara Andermatt.

[editar] Cinema
No cinema trabalhou com os realizadores Joaquim Sapinho (Corte de Cabelo), Ivo Ferreira (O Que Foi?), Eduardo Guedes (Falando de Anjos), Teresa Villaverde (Água e Sal), Fernando Vendrell (O Gotejar da Luz, Pele e 14 de Fevereiro a 1 de Abril), Solveig Nordlund (Amanhã), Paulo Belém (W), Margarida Cardoso (A Costa dos Murmúrios). Deu a voz a um filme de Edgar Pêra.

[editar] Televisão
Para a televisão contou com participações pontuais, destacando os telefilmes Facas e Anjos, de Tiago Guedes; La Mort Est Rousse, de Christian Faure; 88, de Edgar Pêra; a série Bocage, de Fernando Vendrell.

Participou recentemente na série O Testamento para a RTP, onde interpretou o papel de Telma.

Foi premiada no Festival Internacional de Cinema de Locarno, como Melhor Interpretação Feminina do ano de 1995, com Corte de Cabelo, de Joaquim Sapinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário